Entendendo "Dashboard"

Dashboards são painéis que mostram métricas e indicadores importantes para alcançar objetivos e metas traçadas de forma visual, facilitando a compreensão das informações geradas.

Existem diversos tipos de geração de informação, mas o formato visual ganha muitos pontos quando se trata de entender como estão indo resultados, possibilitando que qualquer pessoa consiga consumir a informação, desde estagiários até c-levels.

O objetivo dos dashboards, é possibilitar o monitoramento dos resultados de uma empresa distribuídos em diversos indicadores. Para chegar a esse patamar é preciso responder perguntas essenciais para ter as respostas desejadas. Se você não souber o que perguntar, não será possível construir um dashboard.

Para determinar as perguntas certas, é preciso compreender as necessidades da empresa de forma clara. A definição de métricas de KPIs para acompanhamento é crucial para você criar as perguntas necessárias.

Não serão criadas perguntas perfeitas em um primeiro momento porque o cenário do “campo de batalha” para alcançar o objetivo pode mudar a cada instante, sendo isso determinante para os próximos passos.

Definindo as métricas necessárias de acompanhamento, fica mais fácil seguir para o próximo passo na criação de um dashboard. A visualização dos dados e informações apresentadas pode ser considerada um grande trunfo do painel.

Em alguns casos a infografia é utilizada para decifrar números e dados de forma simples que antes eram complicadas, mas em sua grande maioria os gráficos são usados para representar a informação. Por serem universais, muitas pessoas já compreendem sua leitura.

O ponto principal em um painel de controle deve estar na sua capacidade de transmitir a informação de forma rápida e eficiência.

Cada vez mais, trabalhamos com técnicas e conceitos de experiência do usuário (UX) para criar um dashboard que permita uma visualização simples para os diversos tipos de públicos que irão consumir as informações.

Dessa forma, o que interfere muito na criação de um painel, é saber qual seu tipo para detalharmos ao máximo cada ponto para quem vai consumir de fato aquelas informações diretamente ou indiretamente.

Dashboard operacional
Os dashboards operacionais normalmente mostram as métricas que devem ser acompanhadas por analistas para realizarem otimizações em seus trabalhos e assim permitir maior agilidade em correções de rotas.

Como exemplo, podemos pegar métricas de Google Adwords. Com um dashboard operacional, é possível acompanhar as palavras que têm melhor performance, grupos de anúncios que geram os melhores resultados. Em casos de e-commerce esse tipo de dashboard possibilita um cruzamento de dados que informe o estoque e preço de um determinado produto com seu anúncio, para o próprio analista ter poder de decisão para obter a melhor performance.

Sem esse cruzamento entre estoque, preço e anúncio, para tomar decisões, o analista precisaria realizar diversas outras operações gerando uma maior dedicação de tempo e muitas vezes não sendo tão eficiente quanto seria ao ter um dashboard operacional.

Exemplo de um dashboard Operacional:



Dashboard tático
Seguindo o exemplo de compra de mídia, um dashboard tático acompanharia os principais números das diversas mídias em que se faz investimentos como Adwords, Facebook Ads, Bing ads e mídias programáticas.

Seria possível ter um painel mostrando a performance de cada uma e, dependendo da resposta que você quer ter, poderá saber em tempo real qual mídia está gerando melhor retorno de acordo com o ticket médio.

Nesse caso, pode-se encontrar respostas que muitas empresas não acompanham, como qual a melhor mídia tem melhor resultado (conversão) X taxa de conversão X ticket médio X investimento.

A informação que você poderia obter com esse cruzamento é muito relevante.

Podemos imaginar um cenário em que o investimento aumentou consideravelmente, a taxa de conversão caiu em uma determinada mídia em um período, e as vendas não aumentaram tanto assim.

Com essas duas informações, a seleção natural seria pausar essas mídias. Mas com cruzando os dados com o ticket médio gerado conseguimos encontrar que ele aumentou e muito, chegando a dobrar a média.

Agora sim, com essa informação você tomaria uma decisão mais acertada: não pausar as mídias e mantê-las, pois, apesar de o custo aumentar e taxa de conversão diminuir, o ticket médio aumentou, contribuindo com a diminuição do CAC.

Exemplo de um Dashboard tático:


Dashboard estratégico
O dashboard estratégico, como próprio nome diz, deve trazer informações mais estratégicas. Indicadores de performance e informações comparativas com períodos anteriores são acompanhados para entender como estão os resultados atuais com os passados.

Normalmente os estratégicos geram informações macro que podem ser acompanhados e/ou monitorados por todos da empresa. Números de vendas, financeiros e o desempenho geral em relação à meta podem ser acrescentados em dashboards estratégicos.

Exemplo de um dashboard estratégico: